Holding empresarial é todo tipo de organização que possibilita aos diretores de uma empresa o controle e influência sobre outras subsidiárias, ou seja, ela possui participação majoritária em ações de uma ou mais empresas, bem como o controle da administração e políticas empresariais das mesmas.
Dessa forma, empresas que possuem sociedades limitadas, títulos, marcas registradas, patentes, fundos de hedge entre outros são consideradas holding empresarial e tem como objetivo controlar o patrimônio seja ele familiar, individual ou de outras companhias. As Organizações Globo são um exemplo de holding empresarial, pois além da Rede Globo de Televisão, o grupo tem o controle de empresas de diversos outros segmentos.
Por que criar uma holding empresarial
Criar e estruturar uma holding empresarial pode proporcionar diversos benefícios os empresários. Isso porque a holding tem o objetivo de manter ações de outra sociedade, podendo ser majoritária ou minoritária, tornando-se um importante instrumento para a conservação de ativos. Isso impede, por exemplo, que ocorra uma distribuição desses ativos entre diferentes investidores.
Além disso, pode-se destacar ainda o fortalecimento do grupo empresarial, visto que, a holding é considerada atualmente uma importante estratégia para a eficiência na administração dos negócios por contribuir para a redução de conflitos entre as sociedades integrantes da operação, tornando-as mais competitivas no mercado.
Outro ponto importante é que a estrutura das holdings leva em consideração a Lei das Sociedades Anônimas, o que garante total segurança dos benefícios fiscais.
Principais vantagens de criar uma holding empresarial
Algumas das vantagens da criação de uma holding empresarial são:
- Benefícios fiscais;
- Facilidades para sua criação, já que as ações podem ser adquiridas em mercado aberto;
- Sem riscos, pois a holding não será afetada caso as subsidiárias falhem na realização de negócios arriscados;
- Agrupamento de capital das holdings e subsidiárias;
- Economia de operação de grande escala, pois tanto a holding como as subsidiárias são beneficiadas com descontos a depender da quantidade de itens comprados.
Como abrir uma holding empresarial
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de uma holding empresarial, saiba como é o processo para a sua abertura. O primeiro passo é analisar o mercado para apostar nos segmentos que possibilite mais chances de sucesso.
Em seguida, deve-se elaborar um plano de negócios, com metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, o que inclui quantidade necessária de funcionários, previsão de capital e planejamento estratégico. Além disso, caso a empresa não tenha capital suficiente para o financiamento das aquisições, é necessário buscar fontes de financiamento.
Os procedimentos para a abertura de uma holding são os mesmos de uma empresa: Registro de Contrato Social ou Estatuto no órgão de registro e nos órgãos fiscais.
Como saber se é o momento de criar uma holding
Apesar de todas as vantagens da criação de uma holding empresarial, é preciso levar algumas questões em consideração antes de tomar essa decisão. Deve-se analisar, por exemplo, o impacto das mudanças legislativas, o valor de imposto que precisará ser pago, os aspectos financeiros e projeção de ganhos.
Para entender mais sobre o assunto e saber se é a hora de criar uma holding e qual a melhor maneira de fazer isso, acesse o nosso site e entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp.